sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

O Caribe brasileiro

Praia do Forno, Arraial do Cabo/RJ
Depois de curtir a capital carioca tínhamos destino certo: o Caribe brasileiro. Sim, existe um mar tão lindo, tão rico quanto o de lá, pertinho de nós, na região dos Lagos em Arraial do Cabo/RJ.
A Região dos Lagos fica a 156km do Rio e é formado pelas cidades de Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio. E foi pra lá que nos mandamos depois de dias maravilhosos na capital.

E dessa vez a Sacica foi acompanhada, tivemos conosco a ilustre presença de meu amado e adorado pai Guga. Ele aproveitou uns dias de férias e veio matar as saudades de nós, seus filhos, e também de sua terra natal, o Rio.
No caminho para o litoral ia tudo correndo bem até que, senti um cheiro de queimado. Achei que era da rua, mas ele continuava bem forte. Uma hora falei “Ana, você está sentindo um cheiro de queimado?”. Como ela também estava sentindo, paramos o carro.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Rio, cidade desespero

Rio de Janeiro visto de cima
Chegamos na capital berço de músicos incomparáveis, do Cristo Redentor, do samba, da praias maravilhosas, dos arcos da Lapa, da Pedra da Gávea, Rio! A Sacica aterrissa nas terras cariocas, diretamente na Vila Isabel.
Como já disse anteriormente parte de minha família é carioca, então, de pouso estávamos arranjados. E foi para a casa da Tia avó Maria, uma senhorinha querida e carinhosa, que mora no centro da vila, que fomos numa quarta-feira cinzenta depois do encontro de malabares. A Vila esbanja charme, alegria e uma sensação de “estar em casa”. Lá é todo mundo sorridente e divertido. “Vila Isabel, quem é da vila não vacila”.

Sou bicho do Paraná


O sotaque carioca é incomparável, quando você ouve aquele r ou aquele s, que só eles sabem fazer, você já sabe de onde a pessoa é. Esse jeito de falar, por sinal, é bem diferente do jeito paranaense com um r de pessoa do interior, porrrrrrrta.
Eu que achava que não tínhamos sotaque, lá, por onde passávamos alguém reparava no nosso jeitinho de falar.  As pessoas simplesmente começavam a rir.