sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

O Caribe brasileiro

Praia do Forno, Arraial do Cabo/RJ
Depois de curtir a capital carioca tínhamos destino certo: o Caribe brasileiro. Sim, existe um mar tão lindo, tão rico quanto o de lá, pertinho de nós, na região dos Lagos em Arraial do Cabo/RJ.
A Região dos Lagos fica a 156km do Rio e é formado pelas cidades de Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio. E foi pra lá que nos mandamos depois de dias maravilhosos na capital.

E dessa vez a Sacica foi acompanhada, tivemos conosco a ilustre presença de meu amado e adorado pai Guga. Ele aproveitou uns dias de férias e veio matar as saudades de nós, seus filhos, e também de sua terra natal, o Rio.
No caminho para o litoral ia tudo correndo bem até que, senti um cheiro de queimado. Achei que era da rua, mas ele continuava bem forte. Uma hora falei “Ana, você está sentindo um cheiro de queimado?”. Como ela também estava sentindo, paramos o carro.
Dá roda traseira estava saindo uma fumaça e cheiro forte. Esperamos um tempo, jogamos uma água para esfria-la e depois continuamos, pois era noite e nada estava aberto. Depois, descobrimos que o cilindro mestre da kombi deveria ser trocado. Apenas um susto para dar ainda mais aventuras e desafios.
Eu e Victor, meu irmão, já tínhamos estado em Arraial algumas vezes e estava louca para mostrar aquele mar azul, que deixa qualquer um de boca aberta, a Ana e Marcelo que ainda não tinham estado lá.
Uma pena que chegamos a noite, pois a chegada ao munícipio é uma das melhores partes, quando você chega de carro e vê aquele marzão azul clarinho da Praia Grande, só consegue pensar: “caraca, isso existe mesmo?”.

Arraial do Cabo

Praia Grande, Arraial do Cabo/RJ
Arraial é uma cidade pequena, aconchegante e com uma natureza exuberante. Suas praias tem águas límpidas e geladas, a imensidão do mar vista do alto, é um conjunto azul mágico, cena que faz apaixonar.
Conhecida “como capital do mergulho”, na transparência das águas se realizam mergulhos inesquecíveis nos quais você pode se deparar com peixes de diversas espécies e cores, arraias e até tartarugas marinhas.
Ficamos hospedados na casa da nossa família pertinho da Praia Grande e do Pontal do Atalaia. A Praia Grande tem ondas fortes e mar gelado. Gelado mesmo. Para entrar tem que ser  corajoso e o mergulho dura pouco pois o corpo começam a doer.
Vista da cidade de Arraial do Cabo/RJ
Na beira cactos e pedras formam uma paisagem linda. Subindo na encosta você chega a uma fábrica abandonada no qual se tem uma vista linda das areias da Praia Grande. Lá também é possível assistir a um pôr do sol magnífico multicolorido.

Em um final de tarde, de um dia que estava chuvoso, depois de um treino de claves, vimos, eu Marcelo e meu amado pai, entre as nuvens no céu, as cores laranja, amarelo, azul claro, rosa e roxo. Viva a mãe natureza!


Praia do forno e suas tartarugas marinhas

Eu e meu pai Búzios/RJ
Pegamos uns dias chuvosos, como a maioria do Brasil. No final de semana a chuva deu umas tréguas e então, fomos dar uma volta em Búzios com meu pai. Aproveitamos a Praia Brava apreciando uma caipirinha e curtindo o pôr do sol.

A presença de meu pai esses dias foi muito delicioso. Sua presença anima qualquer lugar com seu jeito divertido e carinhoso. Um verdadeiro parceiro! Nesses dias matamos a saudades acumulada e demos passeios maravilhosos. Uma pena que ele tinha apenas uma semana de folga, e, logo teve de retornar ao Paraná. Muito ruim dar mais um adeus. Já sinto falta!
No dia seguinte de sua partida, abriu um maravilhoso sol. Mal o sol abriu, já fomos conhecer a Praia do Forno. Considerada uma das mais bonitas do Brasil.
Eu e meu amor na Praia do Forno, que vista
Em Arraial tudo é meio perto. Você vai no mercado a pé, na praia, na lan house. Lá é calmo, as pessoas se conhecem e a maioria deixa até suas bicicletas destrancadas na rua. É gostoso de andar lá, um clima de paz e aconchego.  
Seguimos então, a pé, para a praia. No porto existe uma trilha bem sinalizada. Demora-se em média 20 minutos para completa-la. Antes de chegar na areia, um mirante já escancara a beleza de suas águas: uma imensidão de tons de azul impressionante.

Ao final da trilha nem hesitamos em cair em suas águas. Realizamos um pequeno mergulho de snorkel. A visão é tão linda que você sem sabe para o que olhar. Estruturas rochosas com algas coloridas, peixes de diversos tipos, moreas e cardumes de pequeninos peixes.
Ficamos tão animados que fomos para lá todos os dias em que estivemos na cidade. Vendíamos um artesanato, fazíamos um mergulho, conhecíamos gente. Eduardo é um deles, Cabista, ele vem desde pequeno a praia mergulhar todo dia. Ele disse que a água , há 30 anos atrás, já foi muito mais rica tendo cavalos marinhos e estrelas do mar, na beira ali mesmo.
Foi ele quem nos ajudou a ver as tartarugas marinhas no mar e a poder mergulhar e ver de perto essas
Mergulhos inesquecíveis
criaturas lindas. Foi emocionante.
E essa não é a única das praias que tem uma beleza fora do comum, os passeios de barco, oferecido aos montes por toda a cidade, te levam a desbravar praias mais afastadas que tem águas mais azuis ainda do que se pode imaginar. Fiz o passeio em outra ocasião e recomendo para quem quiser ver belezas únicas de nosso pais.






E a malucada pirou pirou pirou

Eu e meus artesanatos, bora trabalhar
Outro grande encontro da passagem da Sacica foi conhecer os malucos que estavam lá. Não demorou para nos encontramos nas areias da praia, todos carregando seus artesanatos. Logo fomos virando amigos e nos encontrávamos todos os dias.

Argentinos, paulistas, paranaenses, italianos, colombianos, venezuelanos, poxa, é muita diversidade. A língua universal dos viajantes nos une e sempre nos identificamos. Conhecemos também a pequena Gioconda de 2 anos e meio
que adorava se banhar no mar.
Além do mangueio na praia, a Praça do Covas é o ponto de encontro a noite. No sábado, 12, realizamos uma noite circense com muita pirofagia, acrobacias, malabares e brincadeiras. O público animado ficou de boca aberta e contribui no chapéu.

Eu Recomendo!

Lagarto multicolor
Super recomendo uma visita a Região doa Lagos, principalmente em Arraial. Lá tem estrutura para todos os estilos de turismo tendo desde camping até hotéis e pousadas. Restaurantes e petiscos a beira da praia oferecem gostosos pratos.
Para quem for para trabalhar com arte, o artesanato rola legal e ainda possibilita um belo passeio.





Sentido Bahia

O Rio de Janeiro continua lindo mas... já é hora de partir sentido Bahia. Dia 20 nos encontramos com Leonardo da cozinha Lila Prasada para darmos início a jornada no Universo Paralello desse ano.

Ainda nos falta mais de 1000km até lá, bora cair na estrada?


Blog Viajando

                                             Curta nossa fanpage: Fb.com/ Blog Viajando
                                                                                  Fb.com/Sacica





                                             Contato: sacica.artelivre@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário