segunda-feira, 9 de junho de 2014

Aldeia da Paz Curitiba: o sonho é possível!

O texto de hoje não é sobre uma viagem que fiz a outro local, ela ocorreu em Curitiba mesmo. Porém, foi uma grande viajem o que aconteceu na capital do Paraná, Curitiba, entre os dias 1 e 7 de Junho. Um grande sonho!
Como dizem, nada é por acaso, tudo vem na hora certa, para quem acredita e vibra. E não foi diferente quando, por "acaso" vi no facebook que iria acontecer o primeiro encontro para discutirmos  a realização da primeira Aldeia da Paz em Curitiba.

Sempre interessada em me juntar com pessoas do bem, que tenham ideias e AÇÕES para mudar o mundo, chamei a Fada Ana Lu e fomos ao encontro, na casa da doce Radha.

Um grupo de pessoas totalmente novas para mim, que mostravam ter muito conhecimento. Entre elas Marcos Mandala: um dos caras mais sensacionais e inteligentes que conheci nos últimos tempos, organizador de diversas outras Aldeias da Paz (evento que já tem 10 anos de história). Entretanto,  diferentemente de outros grupos, os que possuem "mais" conhecimento, são humildes e abertos para ensinar, com todo amor, àqueles que possuem"menos" conhecimento.
O desejo da Aldeia era transmitir a cultura da paz, através de diversas atividades que focam na paz, sustentabilidade, bem estar e união.Começamos o encontro com 13 membros, terminamos com 20, coincidência? Não... bem mais que isso!
A ideia foi apresentada aos membros que estavam dispostos e contribuir. O intuito era realizar o evento com o mínimo de dinheiro possível, ou seja, cada um doa aquilo que possui, seja conhecimento, objetos ou força de vontade. Todos puderam falar, todos puderam opinar! Tinhamos pouco mais de um mês para realizar um evento de uma semana, parece loucura não? Pois nos saímos de lá certos de que o sonho é possível, saímos vibrando amor e felizes pois SIM ainda existem pessoas que acreditam na paz!
O local, como seria a programação, a alimentação... nada sabíamos ainda, mas tudo iria ser feito por todos nós. E assim foi. Uma ideia daqui, uma ideia dali. Um se movimenta com os contatos com as autoridades, outro com materiais, outro coloca seu conhecimento, um contribui com força de vontade. E tudo foi fluindo. Chegamos a um local: Parque Gomm, símbolo de resistência por espaços verdes e pela cultura em Curitiba. Nada mas parecido com o intuito da Aldeia da Paz! Em plena Avenida Batel, atrás do shopping mais chique e refinado de  Curitiba, símbolo de consumismo. Como um portal de luz que se abre, lá estava o Parque Gomm esperando a Aldeia da Paz de braços abertos! Um agradecimento ENORME ao pessoal da Casa Labirinto e os envolvidos em prol do Parque Gomm, receberam a Aldeia com muito  amor, sempre acreditando e ajudando o movimento.
A estrutura: bioconstruções de bambu, feitas pelos irmãos da Aldeia! Uma equipe engajada formada pelo Mandala, por mim, Marcelo, Vinícius, Ana Lu,Wellington, Daniel fomos a caça de bambus! Cortamos, curamos e transportamos os mesmos! A construção também foi feita pelos mesmos e mais alguns irmãos, com a supervisão de Mandala. Contando ainda com a geodésica psicodélica do Txai! O fogão, os pallets, a decoração foi tudo fluindo. Cada um contribuia com o que podia! E aos poucos conseguimos uma estrutura sensacional!
A alimentação: foi realizada através da troca de alimentos. Conseguimos arrecadar o necessário para alimentar a todos nesses sete dias de evento. Comida cheia de energia boa, saudável e em abundância! Os pratos, talheres, pratos e tudo mais foi doado por um e outro irmão que fizeram toda a diferença.
A programação: foi saindo! A cada dia conseguíamos irmãos interessados, a maioria vinha de vontade própria procurar a Aldeia, todo mundo querendo fazer parte desse núcleo de amor! Uma equipe ficou responsável por esse trabalho de organização do pessoal nos horários disponíveis e aos poucos tínhamos uma programação recheada de cultura, conhecimento e vontade de mudança.
Todos querendo transmitir o conhecimento de forma linda e gratuita, sem pensar em cachês ou coisas parecidas.
E assim tudo foi se encaixando. Mesmo diante de uma semana inteira de chuvas sem parar, trabalhamos na construção das estruturas. Mesmo diante de agendas lotadas, normais nos tempos atuais, conseguimos usar nosso tempo livre para organizar o evento da melhor maneira possível. Tudo veio, como tinha de ser!
O evento começou no dia 31 de Maio, com a troca de alimentos, que foram dispostos em uma mandala, abençoados por todos os presentes e disponibilizados para todos que quisessem se alimentar. No dia 1º de junho, foi aberta a Aldeia, com muito carinho e alegria!
A semana foi cheia de chuva e tempo frio, muito frio mesmo. E isso espanta quem tem sede de amor e conhecimento? Não teve nenhum dia vazio na Aldeia, sempre tínhamos irmãos dispostos a compartilhar e receber conhecimento. Dispostos a fazer música, sempre respeitando a comunidade ao redor, ou seja, de maneira consciente!
Recebemos de tudo, roda de conversas sobre alimentação saudável, sagrado feminino, comunicação não violenta, Reike, Yoga, artesanatos, música, como realizar e organizar seus sonhos (com o Dragon Dreaming), atividade com as crianças, bio esculturas e tudo mais que se possa imaginar!
E o conhecimento veio de maneira livre, aqueles que tinham o que ensinar, estavam lá, de coração abertos a repassar esse conhecimento.
Coisa difícil nos dias atuais, quando a arrogância toma conta dos corações. Lá, a humildade reinava, tanto para aprender, quanto para escutar!
Compartilhamos conhecimento, alimento, ideias, sonhos, momentos de intimidade, quando dormimos e acordamos juntos. Compartilhamos espaços com todos. Crianças, jovens, adultos, homens e mulheres conviveram juntos nos mesmos espaços. Todos podem e DEVEM estar juntos.
E tudo isso não ocorreu no lugar mais afastados, para pessoas selecionadas ISSO TUDO OCORREU EM UM DOS BAIRROS MAIS REFINADOS DE CURITIBA. Foi aberto a todos! Sem cobrança de valor monetário nenhum!
TODOS PODEM E DEVEM DESPERTAR! Já é hora!!! E essa era a maior magia da Aldeia da Paz! A simplicidade, do início ao fim e a grande transformação, que ocorreu COM TODOS que estiveram presentes naquele momento mágico.
O SONHO É POSSÍVEL, basta se doar e se abrir! Precisamos entender que a mudança é necessária.
Somos uma Aldeia Global, na qual cada um faz parte de um grande sistema de união. Cada ação e pensamento meu, tem uma reação em você, na natureza, em todo o mundo. Por que então, vivemos tão separados? Por que não nos unirmos? Podemos viver com pouco, na simplicidade, porém com muito conhecimento e amor. Precisamos parar com essa corrida frenética atrás de dinheiro e status, precisamos voltar ao tempo natural das coisas. Precisamos viver mais leves, dar mais espaços aos nossos sonhos mais íntimos, precisamos ser mais nós mesmos e MENOS O QUE QUEREM QUE SEJAMOS.
As mulheres precisam se aceitar mais, sintonizar mais com seu íntimo. Precisam ter gravidezes saudáveis. Precisam dar a luz de maneira mais natural! Os jovens precisam buscar a verdadeira essência e se afastar de cosas superficiais para serem adultos livres. Os homens precisam ser mais humildes e aprender a sentir mais, aprender a dançar, a cantar, a sorrir e amar. As crianças precisam estar mais naturais, livres e mais alegres, sem tanto stress. Precisam de sujar, gritar, cantar.

Depois dessa Aldeia da Paz, NUNCA MAIS SEREI A MESMA!

Acredite, sintonize VENHA SOMAR CONOSCO! Acredite VOCÊ PODE DESPERTAR, É MAIS FÁCIL QUE SE IMAGINA!

In Lack esh -  Eu sou um outro você.


Mais fotos :
Créditos: coletivo de fotos da Aldeia da Paz - entre eles Diogo Coneglian, eu mesma, Rodrigo Machado, Salvemos o Parque Gomm e outros. GRATIDÃO!


Bio Escultura




Mandala de alimentos





Horta Comunitária do Bosque Gomm

Construção do Yurt

Geodésica do Txai

Marcelo o malabarista 

Colheita de bambus





3 comentários:

  1. Foi demais, uma força contagiante e fantástica! Não pude comparecer todos os dias, mas os dias que estive presente recebi a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e partilhar de momentos de muita alegria e aprendizado. Gratidão a todos, estava tudo lindo, que alto astral!!!!!!! Que possamos multiplicar de momentos assim, sempre, juntos formamos a força, juntos somos muito mais o/\o Gratidão de todo o meu coração, contem comigo pro que precisarem irmãos!!! A HORA É PARA TODOS, VAMOS A COR DAR ♥

    ResponderExcluir
  2. Realmente, MARAVILHOSO!
    Agradeço por saber um pouco, do Todo vivenciado por vocês!

    ResponderExcluir