sábado, 6 de dezembro de 2014

Reconstruindo o ritual psicodélico. Chama Goa Gil!

Postagem com uma semana de atraso está valendo? Acredito que sendo relativo ao que eu vou contar agora está valendo sim!


Imagine uma tribo, que celebra a vida em meio da natureza. A conexão com cada pedacinho daquela ambiente é forte. Em seus rituais essa tribo usa da música, alta, forte e intensa, para se conectar com o divino. O mestre do ritual conecta cada um, intensamente, com os outros membros, com a natureza, mas principalmente sua música conecta os indivíduos com sua essência interior.
Não! Essa tribo não vive nem antes de Cristo, nem poucos anos depois. Essa tribo vive hoje, século XXI, ano de 2014. Essa é a tribo do trance! O mestre do ritual? Baba Goa Gil. O local? Uma prainha, Xanahi, bem reservada e paradisíaca, no reduto de praias de Governador Celso Ramos/SC, local a cerca de 50km de Florianópolis.

Goa Gil é um dos DJ’s mais respeitados do trance. Ele é um senhor, de cabelos e barba brancos. Desde a contra cultura dos anos 60 ele está envolvido com a cena musical. Um dia após conhecer a ilha de Goa, na Índia, ele se conectou com o lado mais espiritual da música e da vida. Então, ele juntou a paixão pela música eletrônica com os conhecimentos adquiridos na terra mais mística que existe e criou o seu ritual.
Em suas próprias palavras ele diz que quer fazer com que, a partir da música, as pessoas se conectem com seu mais íntimo ser. Que cada batida, se conecte com cada partícula do seu corpo, e que o ritual do transe comece! E por isso, de um pôr-do-sol ao outro, ele toca durante 24hrs seguidas, sem parar, fazendo uma celebração, e criando uma magia inexplicável!
E foi atrás dessa experiência, que antes só líamos, e cheios de expectativa imaginávamos, que fomos para Governador Celso Ramos. Nossa Kombi psicodélica, a Sacica, foi quem nos levou recheada de amigos! Os sacicos oficiais eu, Marcelo, meu amor, Victor, meu irmão, e Ana Luz, minha irmã de alma, fomos pegar cada um em suas casas no comecinho do dia. Por mais que cedo que fosse, a animação estava explodindo no semblante de cada um.
O caminho até Santa Catarina é um espetáculo a parte. A própria viajem até lá já estava sendo a maior curtição. Sem pressa fomos apreciando as paisagens de morros imensos, pastos cheios de vaquinhas, e logo mais o mar apareceu de mansinho no lado esquerdo da paisagem (para os curitibanos só de ver o mar a emoção já é grande).

Seguindo o mapa que trazíamos em mãos, estávamos cada vez mais perto do destino final. Ao virar em uma entrada do nosso lado esquerdo, na qual indicada “Governador Celso Ramos”, entramos, com tudo no pedacinho de paraíso. Pequenas casinhas com espaços verdes imensos começavam a ilustrar o início daquela trip.
Fomos subindo morro acima, encantados pela calma e pelo clima agradável. Sair da capital, da rotina corrida, dos horários cronometrados e se jogar para um pico assim é como tirar uma mala de 100k das costas. Uma curva aqui, outra ali foi quando vimos ele, o mar, novamente. Mas dessa vez ele estava verdinho demais! Nossos corações celebraram aquele momento! A vontade de se jogar nele foi incontrolável! Que presente da natureza!

Chegamos a nossa praia de destino, Xanahi, uma das várias praias do local. Por sorte (ou será a energia positiva agindo? Pensamento positivo atrai resultados bons, não tem como) achamos um estacionamento seguro, na sombra, perto de uma torneira disponível, na frente do mar e quase ao lado do evento, não é demais?
Assim que chegamos, já encontramos nosso amigo Luã, ele tinha conseguido uma carona do ponto de ônibus até o local e chegou exatamente na mesma hora que a gente (você ainda acha que isso é apenas sorte?). Que encontro bom, para ambas as partes!
Sem perder tempo colocamos nossas roupas de banho e nos jogamos na prainha! A paisagem era quase inacreditável, dava para esfregar os olhos algumas vezes até ter certeza de que aquilo era real. Uma prainha pequenina, de mar verdinho e de temperatura agradável. No entorno da paisagem muitos morros de natureza exuberante. Entre um morro e outro apareciam outras pequenas prainhas.
Passamos pelas pedras e fomos até o lado mais afastado do local. Lá sentamos numa sombra agradável e nos jogamos no marzão lindo. Outros viageiros já estavam no local também curtindo aquela praia maravilhosa. Viva a conexão!

O tempo passava como tinha de passar. Nem rápido nem devagar. Quando se aproximava das 4:20, horário de início do evento, fomos para a fila. Ela já estava grandinha, cheia de pessoas lindas! Como já disse em outros posts (mesmo sendo novata de tudo na cena trance) consigo identificar que existe uma família da psicodelia. Você vai em um primeiro evento e depois em um segundo e lá estão as mesmas pessoas!
Começaram os encontros, os olás, os abraços, as trocas de olhares e lá fomos nós adentrando no evento. A nave (palco) estava terminando de ser montada (mancada ein produção! Além de horas de atraso, falta de estrutura, falta de vendas de comidas e muitas outras coisas, vocês ainda vão me montar as coisas com o público dentro do evento???) mas já dava para ver o que nos esperava naquela noite.

Muitas cores, geometrias, sensações por todos os lados! Como plano de fundo a praia linda, de mar verde e límpido! Apesar dos pesares, focamos na parte boa do evento, que era a maioria, os erros são meros detalhes! Entrando já encontramos o resto da tribo de Curitiba e nos juntamos.

Depois de algumas horas de espera, que foram gastas com muito bate papo e malabares, o Baba Goa Gil chega na nave e solta a primeira batida de 24h de som! E foi, os pés começaram a dançar, os corpos  a se sintonizar com o som. Os sorrisos sinceros no rosto de cada um era lindo de se ver. E começa o ritual, começa o transe!
Que energia esse homem tem! A noite caiu, as estrelas apareceram, a lua brilhou e o som estava apenas começando. Eu, como adoro coisas coloridas, fui pegar meu kit de tintas neon e já comecei a pintar a galera. Veio um, veio outro daqui a pouco estava fazendo fila para as pinturas faciais! Ficou todo mundo lindo e colorido, como merece um bom ritual!
A energia da noite estava tanta, que de repente (não me pergunte que horas, estava totalmente desligada disso) a energia elétrica caiu, o gerador não aguentou a potencia de Gil, e o som parou. Motivos não faltavam para a galera pirar e ficar com raiva. Mas dai vem a magia do trance.

Ao invés de vaias e gritos no breu total da noite, um sujeito pegou um tambor, outro uma flauta e o público começou a fazer um som tão místico, que até Baba sorriu. O ritual não pode parar! A dança não pode cessar! E, enquanto a luz não voltava, fomos dando um jeito de fazer a energia continuar, intensa e linda.

Quando o som retornou, foi um estouro novamente, os pés descalços voltaram a pular!
Logo a luz clareou. A luz voltava a reinar. No mar, dois golfinhos nadavam serelepes. Na praia diversos casais e grupos dormiam, ou apenas apreciavam o espetáculo do início de mais um dia na areia da praia. Cena digna de filmes, digna de se beliscar e pensar ‘isso é real?’.
O domingo continuou com a música sem parar. Ninguém estava cansado ou com vontade de parar de dançar! Mas como a praia estava ali do lado, acabei dando um pulinho em outras praias fora do evento para um banho de mar daqueles!
No caminho, conhecemos um casal de viageiros que queriam por que queriam andar na nossa Kombi, demos uma carona para eles, de algumas quadras, só para matar a vontade! Nesse meio tempo, eles nos contaram suas histórias e como está dando tudo certo na estrada! É o universo conectando com quem está aberto! É difícil você falar com algum maluco de estrada que não fale bem dessa vida!
As últimas horas de evento foram de sonzera pesada! Até Led Zeppelin rolou! Um dos momentos do set de Goa Gil contou com pedaços de diversas músicas do Led. Como já citei, como ele foi envolvido com a contracultura norte americana, esse ai entende de música boa! Pois Led é qualidade musical daquelas!! Eu como fã de alma da banda fiquei enlouquecida!
O ritual foi aos poucos chegando ao fim, para contra gosto de todos, que além de não quererem retornar para casa, ainda aguentariam mais 24h de som, sem dúvidas! Com um txau discreto, Baba se despediu de todos, abençoando a alma de cada um que pode conferir aquele momento épico!

Longa vida a psicodelia!


Dicas:

Quer conhecer Governador Celso Ramos? (eu indico!!!):
http://www.govcelsoramos.com.br/

Quer ouvir o som do Goa Gil?
http://www.goagil.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário